quarta-feira, 14 de maio de 2008

Musicoterapia: abrindo canais para pessoa autista



Uma das áreas mais afetadas na maioria das pessoas autistas é a comunicação, a Musicoterapia tem-se mostrado uma excelente aliada para a melhorar a condição do autista. Uma grande parte dos autistas tem grande afinidade com música e pouca ou nenhuma com a fala, e a música funciona para muitos deles como canal de interação com o mundo.
A Musicoterapia utiliza a música e seus elementos como som, ritmo, melodia e harmonia para facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem e a organização de processos psíquicos nas pessoas. É utilizada para qualquer patologia, distúrbio, deficiência ou dificuldades e pode ser aplicada em qualquer idade, do bebê ao ancião.
A utilização da música como recurso terapêutico é muito antigo. Foram encontrados nas citações de Pitágoras a recomendação de músicas para promover saúde, a força de pensamento e emoção e ainda na antiguidade, Platão recomendava a música era a Medicina da alma. Mas na era moderna, só teve início sua utilização a partir da primeira Grande Guerra. Médicos começaram a perceber a melhora de pacientes após ouvirem músicos que iam aos hospitais de soldados veteranos na Europa e Estados Unidos tocarem.
No Brasil a Musicoterapia, como alternativa de tratamento entrou no final da década de 1960 e em 1972, criou-se o primeiro curso de graduação no País, no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro..
Mesmo já estando no Brasil há mais de quatro décadas, sua disiminação como terapia, principalmente, para as pessoas com autismo, vem ocorrendo há cerca de dez anos.
Na Bahia o primeiro curso de graduação foi implantado em 1995, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), mas desde 1991 um grupo de músicos da Universidade Federal da Bahia já vinha atuando como terapeutas e criado a Associação Baiana de Musicoterapia. Nesta primeira turma da UCSAL estava Rita Dultra, já professora de música na Universidade e estudante de Musicoterapia.
Rita, que continua como professora da UCSAL e é vice diretora do Centro de Educação Profissional Pracatum, entidade criada por Carlinhos Brown, para formação artística e musical de crianças e jovens carentes e atualmente administrada pelo Estado.
Rita Dultra atua como musicoterapeuta em domicílios e hospitais desde 1997, e, em 1999 passou atender em consultório, hoje, tem grande parte da clientela formada por pessoas autistas, é uma das profissionais mais respeitadas do Brasil, sendo constantemente solicitada para proferir palestras e cursos em todo País
CONTATOS
Bahia -
Rita Dultra
–[Salvador] tel: 3351 6081 /9988 1305 / 8203-5027
mtrdultra@terra.com.br / mtrdultra@yahoo.com.br
Goiás
Cláudia Zanini
[Goiânia] - claudiaz@musica.ufg.br
Moema Públio [Goiânia] - moema.mt@cultura.com.br
Paraná
Sheila Volpi [Curitiba] - sheilavolpi@bbs2.sul.com.br
Cléo França [Curitiba] - cleomfc@terra.com.br
Fátima Freire [Curitiba] - bommusico@hotmail.com
Rio de Janeiro -
Lia Rejane Mendes Barcellos [Rio de Janeiro] - liarejane@gmail.com
Márcia Godinho [Niterói] - margoc@ig.com.br
Rio Grande do Sul
Maria Helena Rockenbach
[Porto Alegre] -mhrockenbach@terra.com.br
São Paulo
Maristela Smith
[São Paulo] maristelasmith@fmu.b
Suzana Brunhara [Sorocaba] - suzanabrunhara@gmail.com

Nenhum comentário: