quarta-feira, 14 de maio de 2008

Autismo em pauta recomenda: Olhe nos meus olhos



Autismo em pauta recomenda:
Livro: Olhe nos meus olhos
Editora: Larousse
Esta é a autobiografia de John Elder Robinson, que descobre aos 40 anos, que tem a síndrome de Asperger, uma forma de autismo leve. O livro tem uma narrativa leve, engraçada e empolgante. É daquelas obras que se pega para ler a apresentação e só se larga quando se lê ”FIM”.
O que falta Robinson em habilidade para comunicação oral e interação social lhe sobre em estilo literário, para agarrar e não soltar o leitor.
É uma obra sobre as agruras de um garoto, jovem e adulto desajustado que se sentia estranho e deslocado na escola e na maioria dos lugares onde trabalhou, que não conseguia se comunicar por não entender os códigos sociais de uma conversação. Em compensação era genial com máquinas, principalmente equipamentos de som e automóveis.

Robinson passou por diversos médicos e psicólogos, mas estes sempre diziam que ele não tinha nada, a maioria dos professores o achavam preguiçoso, desinteressado, e desajustado. Fica superaliviado ao descobrir que tem a síndrome de Asperger e ao saber da existência de muitas pessoas como como ele. A partir da descoberta, não se considera mais, uma fraude humana como se sentia até então.

Olhar nos olhos é uma das características principais de muitas pessoas com autismo. Robinson passou grande parte de sua vida sendo tachado de falso, justamente por não ser capaz de encarar seus interlocutores. “Olhe nos meus olhos” era a ordem que seus pais e professores lhe davam insistentemente, castigando-o por não conseguir fazê-lo.
Esta é uma obra imperdível, não só pela trajetória intrigante vivida pelo seu autor como por ter uma narrativa bem amarrada, instigante e muito bem humorada.
Não deixe de ler.

Nenhum comentário: