quinta-feira, 27 de março de 2008

Salvador, Fortaleza e Belém comemoram Dia Internacional do Autismo

O dia 2 de abril de 2008 é um marco importante para a luta pelos direitos das pessoas autistas. Nesta data, será comemorado pela primeira vez o Dia Internacional do Autismo. Instituído pela Assembléia Geral da ONU no dia 18 de dezembro de 2007, a data pretende ajudar a garantir e promover os direitos das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), onde estão inseridas as diversas formas de autismo.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o autismo ocorre em cerca de 5 pessoas em cada grupo de 10 mil, o que significa que o Brasil deve ter 95 mil autistas. Se englobarmos pessoas com traços mais leves de autismo, o número pode ser de até 1,1 milhão de brasileiros (seis para cada mil).


Salvador
Na Câmara Municipal de Salvador (BA), será realizada uma sessão especial sobre o Dia Internacional do Autismo, na próxima quarta-feira (2 de abril). Requerida pela vereadora Vânia Galvão, a sessão começa às 9 horas no Plenário Cosme de Farias e é aberta ao público. Representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, do Ministério Público, da Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista (Afaga) estarão presentes.

Fortaleza
Às 15 horas, acontecerá uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Ceará, com a presença de representantes da Casa da Esperança - maior centro de atendimento para autistas do Brasil.

Belém
Em Belém (PA), está marcado um passeio na praça com a Casa da Esperança, na Praça da República, a partir das 9 horas.

Em diversas outras cidades, representantes de movimentos de familiares e amigos de autistas estarão em programas de rádio e televisão, falando um pouco sobre o Dia Internaconal do Autismo.

Nenhum comentário: