quinta-feira, 3 de abril de 2008

Brasília faz "Blitz do Autismo" para marcar Dia Internacional do Autismo

O Movimento Orgulho Autista Brasil cumpriu à risca às determinações da Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalhou na divulgação do tema neste 2 de abril. Pela manhã integrantes do Movimento concederam entrevistas em emissoras de rádios e tv, participaram de debates e realizaram mais uma edição do Programa "Blitz do Autismo".

Em parceria com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal, os motoristas e passageiros receberam informações a respeito do autismo no Brasil e de como identificar a possibilidade de uma pessoa ser autista. O evento foi realizado no Posto da P.R.F. na principal saída de Brasília, na BR-040, acesso para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Cerca de 10 mil panfletos foram distribuídos, juntamente com as informações passadas especialmente a cada um dos motoristas que foram abordados.

À tarde uma comissão da ONG esteve no Centro Administrativo do Governo do Distrito Federal (GDF), quando entrtegaram de documento aos Secretários de Direitos Humanos e de Educação sobre quatro pontos específicos: criação de Centro de Referência Nacional em Educação Complementar para Autistas; retorno do Centro de Orientação Médico Psico-Pedagógica (COMPP) ao prédio acessível por onde esteve há trinta e sete anos; criação da Subsecretaria de Apoio às Pessoas com Deficiência em cumprimento a compromisso público do governador José Arruda e criação da Biblioteca Nacional do Autismo. Foi solicitado também o empenho pessoal dos secretários.

O secretário de Educação, José Valente, garantiu a criação ainda este mês do Centro de Referência Nacional em Educação Complementar para Autistas em Brasília. Os dois secretários assumiram o compromisso de se emprenharem pelo retorno legítimo do COMPP ao seu local acessível de origem.

O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Ribeiro, garantiu que a Subsecretaria de Assuntos da Pessoa com Deficiência será criada ainda em abril deste ano. Já o secretário Valente vai solicitar a criação da Biblioteca Nacional do Autismo dentro da Biblioteca Nacional e a Secretaria de Educação buscará meios para adquirir acervo solicitado pelo Movimento Orgulho Autista Brasil. O secretário da Fazenda, José Humberto Pires, também compareceu ao local e fez questão de demonstrar sua solidariedade aos pais de autistas.

No fim da tarde, comissão de pais da ONG estiveram com Deputados Distritais da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e entregaram documento à deputada Érika Kokay (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, e ao deputado Benício Tavares (PMDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência. A deputada Érika Kokay fez pronunciamento sobre a necessidade de políticas públicas para o autismo, que emocionou vários parlamentares que fizeram questão de cumprimentar os integrantes da ONG.

Nestes eventos os integrantes da ONG estiveram acompanhados pela Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (CORDE-DF), com a Associação DF Down, Associação de Pessoas com Deficiência do Riacho Fundo, Fórum de Apoio às Pessoas com Deficiência (FAPED) e do ICAP, instituições solidárias à causa Autista, além de César Melo, já anunciado pelo governador Arruda como futuro Subsecretário de Assuntos da Pessoa com Deficiência.

Nenhum comentário: