quarta-feira, 9 de abril de 2008

O Rain Man foi inspirado em Kim Peek

Kim Peek, hoje com 57 anos, foi diagnosticado com retardo mental quando criança. Na época, o médico disse ao seu pai que ele nunca conseguiria aprender nada, que deveria ser institucionalizado e esquecido. Mas o menino começou a ler enciclopédias aos quatro anos de idade e terminou o High School (2º grau), aos 14 anos. Possui memória fotográfica, memoriza listas telefônicas inteiras. Sabe as estradas que cortam cada cidade dos Estados Unidos, bem como estações de TV, códigos DDD e códigos postais; conhece a árvore genealógica de todos os presidentes dos Estados Unidos.
As pessoas ditas “normais”, levam três minutos para ler uma página de um livro; ele gasta somente de oito a dez segundos para ler e reter na memória. Lê duas páginas simultaneamente, uma com cada olho.
Kim Peek é considerado um “mega-sábio” porque é um gênio em aproximadamente 15 assuntos diferentes, como história e literatura, geografia, números, desporto, música e datas.
Apesar destas capacidades excepcionais, Kim Peek não é autônomo, necessitando de apoio para coisas simples como vestir-se sozinho mas, ao contrário do esperado, com o passar dos anos vem melhorando a memória nas áreas em que é especialista.
Kim, que inspirou o personagem Raymond Babbit, interpretado por Dustin Hoffman no filme "Rain Man" (1988), era um jovem retraído, com poucas habilidades sociais quando a película o trouxe ao conhecimento público. Depois de falar a mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos anos, seu pai diz que ele se tornou mais calmo e se sente mais tranqüilo ao falar com as pessoas

Nenhum comentário: