quarta-feira, 2 de abril de 2008

Salvador reúne instituições e vereadores no Dia Internacional do Autismo





Com a Câmara Municipal lotada, representantes de diversas entidades ligadas aos direitos da pessoa com deficiência, vereadores, membros do executivo municipal e estadual, Ministério Público e especialistas participaram de uma sessão especial que marcou hoje (dia 2) o Dia Internacional do Autismo, em Salvador (BA). Durante toda a manhã, a realidade e as perspectivas de políticas públicas para inclusão da pessoa autista foram debatidas.

Para a promotora de Justiça do Grupo de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Silvana Almeida, é preciso mostrar para a sociedade que esta é uma questão que afeta a todos e não apenas aos familiares das pessoas com deficiência. “Deficientes não são as pessoas. Deficiente é o modo excludente que não as apóia”, afirmou.

O presidente da Câmara, Valdenor Cardoso (PTC), destacou a sensibilidade que o Legislativo Municipal tem com o tema. “Muitas vezes a sociedade civil organizada sai à frente na busca de soluções para problemas coletivos e nós, do Poder Legislativo, precisamos dar todo apoio a essas iniciativas”, disse.

A vereadora Vânia Galvão (PT), autora da proposta da sessão especial acolhendo sugestão da Associação dos Familiares e Amigos da Gente Autista (Afaga), levantou a necessidade de serem realizadas mais atividades de esclarecimento à população. “É fundamental a elaboração de propostas para o setor e de outras reuniões e audiências, como esta, para a busca de alternativas de inclusão social“, afirmou. Em seu pronunciamento, o vereador Virgílio Pacheco (PPS) ressaltou a importância de ações voltadas para o respeito aos direitos da pessoa autista.

Estiveram presentes representantes da Associação dos Familiares e Amigos da Gente Autista (Afaga), do Inespi-Evolução (Associação de Pais e Amigos de Crianças e Adolescentes com Distúrbio do Comportamento), da Associação Baiana de Autismo (ABA), do Conselho Estadual da Pessoa da Deficiência (Coede), da Comissão de Acessibilidade de Salvador (Cocas), da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef), da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae-Salvador), da Associação Ser Down, do Instituo Pestalozzi, do Movimento Paulo Jackson, da Abraço-BA (Associação das Rádios Comunitárias do Estado da Bahia), da além do Ministério Público da Bahia, dos Governos Estadual e Municipal, como a Coordenadoria Municipal de Apoio às Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social de Salvador e a Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Estadual da Educação, da deputada estadual Fátima Nunes (PT), do ex-deputado pelo PPS Padre Joel, autor da primeira Lei sobre direitos do autista no Brasil, e de diversos vereadores de Salvador.



O autismo
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o autismo ocorre em cerca de 5 pessoas em cada grupo de 10 mil, o que significa que o Brasil deve ter 95 mil autistas. Se englobarmos pessoas com traços mais leves de autismo, o número pode ser de até 1,1 milhão de brasileiros (seis para cada mil).

O dia 2 de abril foi instituído pela Assembléia Geral da ONU como Dia Internacional do Autismo em dezembro de 2007, portanto esta foi a primeira vez em que foi celebrado no mundo. A data pretende ajudar a garantir e promover os direitos das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), onde estão inseridas as diversas formas de autismo.

Nenhum comentário: